terça-feira, 17 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: O Atalho, de Kelly Reichardt (2010)

Depois de tanto e tão bom cinema visto durante mais de uma semana, 20 sessões no total, o IndieLisboa 2011 acabou com chave de ouro com outro dos nomes que já começa a ser presença habitual no festival. Trata-se de «O Atalho» («Meek's Cutoff», no original), o mais recente filme da realizadora norte-americana Kelly Reichardt. Uma vez mais com Michelle Williams num dos papéis principais, depois do fabuloso «Wendy & Lucy», desta vez a proposta de Reichardt é um western. E que belo western realizou Kelly Reichardt.

«O Atalho» conta a história de um grupo de peregrinos que resolve afastar-se da caravana principal seguindo por um atalho a conselho de Stephen Meek (Bruce Greenwood), um explorador que se diz conhecedor do terreno, mas que mais parece um fanfarrão. Com uma bela fotografia, que espelha bem a aridez das paisagens desertas do estado do Oregon, «O Atalho» é um excelente western sobre a conquista do Oeste norte-americano. Ao longo do filme vamos seguindo este grupo de imigrantes, que abandonaram as suas vidas em busca de algo melhor, como se fossemos um deles. E estamos em boa companhia, com um elenco muito bom.

É este um dos grandes trunfos do filme, que faz com que entremos na aventura com os peregrinos e à medida que a acção avança começamos a ter as mesmas preocupações que eles. Será que estão no caminho certo? Stephen Meek sabe o que está a fazer ou nem por isso? Tal como em «Wendy & Lucy» o filme não dá grandes respostas, e o final em aberto repete-se, como para nos dizer que algo irá ainda acontecer. Mas isso é lá com as personagens. Nós vamos à nossa vida e elas à delas. E regressamos contentes por termos visto mais um grande filme, um passo em frente na carreira de Kelly Reichardt, que não se espalho ao comprido ao aventurar-se num filme um pouco mais ambicioso do que os anteriores.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário