
Ao contrário de «Fog of War», uma enorme lição de História contada por Robert S. McNamara, um antigo Secretário de Defesa dos EUA nas presidências de John Kennedy e Lyndon Johnson, «Tabloid» aborda um tema mais 'leve', se assim se pode dizer. Aqui não são as grandes questões do mundo que interessam, mas as pequenas. O documentário foca a história de Joyce McKinney, ex-Miss Wyoming, que teve os seus 15 minutos de fama no final dos anos 1970 quando decidiu raptar o amor da sua vida: um mórmon com quem tinha namorado mas que desapareceu sem deixar rasto, até que Joyce descobriu, através de um detective privado, que ele tinha ido para Inglaterra. Com a ajuda de um amigo parte então para o Reino Unido onde eventualmente raptou o jovem.
Esta fantástica história, que mais parece saída de um filme, aconteceu mesmo e Joyce acabou presa e alvo de um enorme sucesso durante uns tempos. Em «Tabloid» Errol Morris entrevista a própria Joyce, que mais tarde acabou por se envolver numa outra história rocambolesca, dois jornalistas de tablóides britânicos que 'investigaram' a história na altura, cada um com as suas perspectivas, e um dos intervenientes no plano para raptar do jovem mórmon. Tal como a leitura deste tipo de jornais, o filme é uma peça de entretenimento que aborda este fenómeno da imprensa, que vende mais do que os jornais de referência, na maioria das vezes através de artigos sensacionalistas, como é este o caso. O recurso a imagens e ao tipo de fontes dos tablóides nos entre-títulos e durante as entrevistas é delicioso.
Ao mesmo tempo, é uma perspectiva diferente na obra de Errol Morris, que se tem especializado em temas mais 'sérios' e está a precisar de ser conhecido. Para quando uma retrospectiva desta obra, é a pergunta que gostaríamos de fazer aos responsáveis de festivais e ciclos por esse país fora.
Nota: 4/5
Site do filme no IMDB
Site oficial de Errol Morris (vale a pena dar uma vista de olhos)
Sem comentários:
Enviar um comentário