domingo, 1 de maio de 2011

Thor, de Kenneth Branagh (2011)

Os filmes de super heróis estão na moda e enquanto a moda dura, continuam a surgir novos filmes. E por estes dias quem está a capitalizar o sucesso da banda desenhada é a Marvel, que continua a invadir os ecrãs com as suas personagens. A mais recente a chegar ao cinema foi Thor, num filme que integra uma série dedicada aos Vingadores. Realizado por Kenneth Branagh, «Thor» acompanha o exílio forçado do deus do Trovão no planeta Terra, depois de ter desobedecido a Odin (Anthony Hopkins), o seu pai, provocando uma guerra iminente com os gigantes de gelo. Mas durante o exílio de Thor (Chris Hemsworth) as coisas não correm da melhor maneira em Asgard, com a chegada ao poder de Loki (Tom Hiddleston), o seu irmão.

«Thor» não é um mau filme de acção, com bons efeitos especiais sem cair em grandes exageros, mas tem alguns pormenores que desiludem. A história é boa, com alguns momentos cómicos, mas as interpretações não são convincentes, escapando apenas Anthony Hopkins e Tom Hiddleston, que cumprem bem os respectivos papéis. Pelo contrário o actor escolhido para interpretar Thor, o australiano Chris Hemsworth, parece pouco à vontade no papel. Também aquém das expectativas ficou Natalie Portman, que interpreta o papel de uma das jovens que encontra Thor e acaba por se apaixonar pelo herói, que está claramente a picar o ponto.

Por fim, uma coisa que irrita em «Thor» é a utilização, em grande parte das sequências, de planos em que a câmara está propositadamente torta. Não sei se o recurso a este tipo de ´técnica' é comum nos filmes de super heróis (confesso que vi poucos ou então não reparei nisto), mas passado algum tempo torna-se enfadonho. Em suma, é um filme para os fãs da banda desenhada, que decerto ficarão a salivar por novas fitas deste universo. Um conselho: para quem gostar do filme convém ficar até ao final dos créditos de «Thor», pois têm uma cena inteira. E mais não digo, para não estragar a surpresa.

Nota: 2/5

Site oficial do filme

4 comentários:

  1. Não me suscita lá grande interesse o filme, não é definitivamente o meu género. O teu texto confirma-me ainda mais isso. A minha irmã por acaso gostou do filme, mas mesmo assim, não creio que darei uma oportunidade. Good job (:

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O filme não é mau de todo, atenção. Só que também estou como tu, não é bem o meu género e depois tem pormenores que não apreciei. Fui ver mais por curiosidade. Obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei, não é certamente dos melhores no género, o Iron Man vem à mente por exemplo, mas a passagem de um herói como o Thor para a grande tela é uma tarefa mais complicada e nesse sentido acho que o trabalho merece ser reconhecido.
    Mas sim podia ser melhor, sem dúvida. O filme tem sequências menos conseguidas.

    Onde discordo em absoluto é na opinião do actor que interpreta Thor que eu gostei bastante. Ele e o Loki estão bestiais.

    ResponderEliminar
  4. Não vi o Iron Man, mas também tenho uma certa curiosidade. Acho que a mais valia deste «Thor» foi mesmo a recriação do universo da personagem, que acho que ficou muito bem conseguida. Agora a interpretação do Thor, na minha opinião, não foi grande coisa. Até achei o actor demasiado limitado. Mas aceito a tua opinião :)

    ResponderEliminar