sábado, 28 de maio de 2011

Delírio em Las Vegas, de Terry Gilliam (1998)

«Delírio em Las Vegas», de Terry Gilliam, é a adaptação cinematográfica do livro homónimo escrito por Hunter S. Thompson, jornalista especializado num género jornalístico denominado Gonzo. O livro nasceu de duas reportagens escritas por Thompson, publicadas na Rolling Stone: a primeira sobre uma corrida de motas no deserto do Nevada, perto de Las Vegas, e a segunda sobre uma convenção de procuradores distritais sobre droga. E é droga o que alimenta as duas personagens de «Delírio em Las Vegas»: Raoul Duke (Johnny Depp), um alter-ego do jornalista, e Dr. Gonzo (Benicio del Toro), o seu advogado e companheiro de viagem.

O livro em si já é bastante sui generis, pois tanto a corrida como a convenção são apenas pretextos para as reportagens, que acabam por se centrar na utilização de drogas por parte da dupla do que nos temas originais, e eventualmente numa espécie de análise deturpada ao Sonho Americano no ano de 1971, com Richard Nixon no auge do poder e os EUA na ressaca do Verão do Amor. A adaptação adivinhava-se assim complicada, mas este universo assenta como uma luva na visão de Terry Gilliam, que assina aqui um dos seus melhores filmes e uma obra de culto do final dos anos 1990.

Não só a dupla tem uma prestação muito boa (sobretudo Depp, que tem aqui com uma das suas personagens mais bem conseguidas), com os seus devaneios e delírios causados pelas drogas que trazem com eles, mas também os ambientes criados para os cenários se adequam bem às suas alucinações. Lembro-me de ter visto este filme há alguns anos atrás e ter gostado bastante, apesar de o ter considerado já uma obra bastante estranha. A segunda visualização veio confirmar esta faceta estranha do filme, mas já não gostei tanto como da primeira vez. Mas não deixa de ser um óptimo filme sobre os efeitos das drogas e uma outra forma de ver a realidade, incluindo a realidade história retratada nas reportagens de Hunter S. Thompson e no filme de Terry Gilliam.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

2 comentários: