Maria João Seixas vai ser a próxima directora da Cinemateca Portuguesa, devendo iniciar funções a partir de Janeiro de 2010. A informação é avançada pela jornal Público que adianta que o anúncio oficial deverá ser feito no final desta semana pelo Ministério da Cultura.
A jornalista nascida em Moçambique vem assim substituir oficialmente João Bénard da Costa, o antigo director da instituição que faleceu no passado mês de Maio. Pedro Mexia, o actual director interino da Cinemateca escolhido por Bénard da Costa, vai continuar ligado ao Museu do Cinema como subdirector, cargo que desempenhava até ao afastamento por doença do anterior director.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, Maria João Seixas sempre esteve ligada à cultura, tendo na década de 1970 colaborado com a RTP como autora e apresentadora de programas dentro desta área.
No capítulo do cinema a jornalista colaborou na escrita de alguns argumentos do realizador Fernando Lopes, com quem esteve casada, foi co-autora do filme «Lissabon, Wuppertal, Lisboa» sobre a coreógrafa Pina Bausch e colaborou num documentário recente sobre Luísa Todi produzido pela Midas Filmes para a RTP2.
Fúria Sangrenta & A Fortaleza dos Imortais
Há 9 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário